segunda-feira, 3 de julho de 2017
domingo, 2 de julho de 2017
quinta-feira, 18 de maio de 2017
"Viajar pelo Mundo das Palavras"
Já há vários trabalhos do projeto em Família "Viajar pelo Mundo das Palavras".
Parabéns às famílias que apresentaram as suas obras de arte!
quarta-feira, 17 de maio de 2017
Visita da escritora Sílvia Lopes
No dia 15 de maio, recebemos a escritora Sílvia Mota Lopes que nos apresentou o seu livro "É aqui que ela mora".
Foi uma sessão muito divertida com muita música.
Projeto da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima
No dia 8 de março foi a
ultima sessão do projeto “Escutar, Ler… Imaginar e Aprender”, promovido pela
Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Foi um projeto muito interessante
e muito divertido.
quinta-feira, 11 de maio de 2017
quarta-feira, 10 de maio de 2017
Projeto “Artes e Ofícios: os saberes e as artes tradicionais"
A turma D2 teve, hoje, a última
sessão da área projeto “Artes e Ofícios: os saberes e as artes tradicionais:
Latoaria luminária”, promovido pelo Arquivo Municipal de Ponte de Lima.
Foi um projeto muito criativo e dinâmico.
Os alunos empenharam-se muito e criaram “cabeçudos” bastante originais.
segunda-feira, 8 de maio de 2017
Passatempo Chocolates Avianense Dia da Mãe
O aluno Rodrigo Salgado, turma D1, da
nossa escola, participou no Passatempo Chocolates Avianense Dia da Mãe e foi um dos vencedores.
Um dos prémios proporcionou, aos
alunos do 1.º ciclo, uma visita à fábrica de chocolate Avianense.
Foi uma visita bem doce…
terça-feira, 2 de maio de 2017
“Sharing is Caring – Penfriends – Finland - Portugal
Os alunos do 3º ano da EB de
Vitorino dos Piães participam no projeto “Sharing is Caring – Penfriends –
Finland - Portugal.
Eles mantêm correspondência com
alunos do 3º ano da escola de OULU, na Finlândia.
É um projeto muito enriquecedor
e dinâmico.
sexta-feira, 21 de abril de 2017
Passatempo Chocolates Avianense Dia da Mãe
O aluno Rodrigo Salgado, turma D1, da nossa escola, participou no Passatempo
Chocolates Avianense Dia da Mãe e foi um dos vencedores.
Parabéns aos vencedores, especialmente ao Rodrigo!
segunda-feira, 27 de março de 2017
Projeto da Biblioteca Municipal
No dia 8 de março foi mais uma sessão do projeto “Escutar, Ler… Imaginar e Aprender”, promovido pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
Foi um projeto muito interessante e muito divertido.
domingo, 12 de março de 2017
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017
14 de fevereiro - Dia da amizade
No dia 14 de fevereiro, toda a
escola comemorou o Dia de S. Valentim/Dia da Amizade.
As salas do JI confecionaram “coquinhos”
que repartiram por todas as salas. Foram distribuídas, aos seus destinatários, as
mensagens que estavam na “Caixa da Amizade”, elaborados corações e caixinhas
especiais.
Foi um dia muito especial e
docinho…
terça-feira, 7 de fevereiro de 2017
Receita de Bolachas de Manteiga com Limão
Para quem quiser
fica aqui a receita
Receita de
Bolachas de Manteiga com Limão
Ingredientes:
• 250g de farinha
• 100g de açúcar
• 2 ovos
• 100g de manteiga
• raspa de ½ limão
• farinha para a bancada
Preparação:
É muito simples,
mas dá algum trabalho.
Bater num
recipiente a manteiga amolecida com o açúcar e a raspa do limão.
Quando estiver
tudo bem misturado, adicionar os ovos um a um até a mistura ficar quase
liquida.
Colocar a
farinha de uma só vez, envolver com a colher de pau e transpô-la para a bancada
e trabalha-la sempre polvilhando com farinha para não pegar.
Entender a massa
com o rolo e deixar 5 mm de espessura.
Depois fazer os
moldes que se desejar.
Colocar no tabuleiro com folha vegetal e ir ao forno pré aquecido a 200 ºC talvez só 10 minutos para não queimar.
“Lanche para um dia de Inverno”
Na manhã do dia 6 de
fevereiro de 2017, as salas 4 e 5 do Jardim de Infância arregaçaram as mangas e
foram pasteleiros por algum tempo. Confecionaram biscoitos de limão, as
crianças da sala 5 fizeram biscoitos em forma de círculos e as crianças da sala
4 fizeram em forma de algarismos e letras. Uma estratégia para trabalhar a
matemática e a abordagem à escrita.
Foi uma atividade em que
todos se divertiram, apesar de algumas mãos terem revelado falta de talento
para trabalhar a massa, mas no final apareceram produções que orgulhariam
qualquer chefe de pastelaria.
E foi assim que uma tarde
de inverno fria e chuvosa se transformou em quentinha e saborosa.
“A nuvem e a chuva”
No dia 24 de
janeiro de 2017, as salas 4 e 5 do Jardim de Infância foram ao laboratório para
realizar uma nova experiência sobre as nuvens e a chuva.
Primeiro,
realizou-se a experiência que formou uma nuvem. Só foi necessário colocar um
pouco de álcool dentro da garrafa pet (2l), agitar um pouco a garrafa para o
álcool se evaporar. Tapar com uma rolha de cortiça a garrafa e injetar ar para
dentro da garrafa, com uma bomba de encher bolas. O que provocou a subida da
pressão dentro da garrafa e consequentemente da temperatura. Por fim tira-se a
rolha, ou ela salta (assustando alguns participantes) espontaneamente (como
sucedeu na nossa experiência) quando o ar condensado atinge o ponto de
saturação e solta-se uma nuvem.
Na
segunda parte da experiência “fizemos “chuva. Para tal, colocou-se água quente
numa taça de plástico, tapamos com uma travessa de inox, que continha vários
cubos de gelo. O vapor da água quente em contacto com a base fria da travessa,
devido aos cubos de gelo, deu origem a gotas de água (chuva), que foram
pingando nalgumas cabeças dos pequenos cientistas, o que provocou alegres gargalhadas.
Posteriormente cada
grupo elaborou um registo coletivo da experência.
III Workshop Infantil de Ciência
No âmbito da “I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia”, a turma D3 participou no III Workshop Infantil de Ciência, no qual dinamizaram o ateliê com uma representação interativa de dissecação de rãs e apresentaram uma experiência sobre a poluição ambiental, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a preservação do meio ambiente.
sábado, 4 de fevereiro de 2017
I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia
No dia 3 de fevereiro, as turmas D1 e D2 visitaram
a “I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia”, promovida pela Câmara Municipal
de Ponte de Lima, na Expolima.
Muito obrigado, foi uma tarde muito educativa!
quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017
III Festival Jardim Escolinhas
Maquete do Jardim
“Descoberta dos 5 sentidos” realizada pelos alunos da turma D1, 1º ano, com a
colaboração dos Assistentes Operacionais e docentes da escola, para participar
no III Festival Jardim Escolinhas, promovido pela Câmara Municipal de Ponte de
Lima.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
Janeiras 2017
A partilha e o encontro de
gerações, promove o bom desenvolvimento emocional, por isso, mais uma vez, no
dia 25 de janeiro, realizou-se o encontro de cantares de janeiras. Os utentes
do Centro de Dia e da Creche de Vitorino dos Piães cantaram as janeiras e nós,
também tivemos a oportunidade de lhes mostra que queremos manter viva esta
tradição.
Foi um momento especial!
Subscrever:
Mensagens (Atom)





















