segunda-feira, 3 de julho de 2017

domingo, 2 de julho de 2017

quinta-feira, 18 de maio de 2017

"Viajar pelo Mundo das Palavras"

            Já há vários trabalhos do projeto em Família "Viajar pelo Mundo das Palavras".
 Parabéns às famílias que apresentaram as suas obras de arte!

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Visita da escritora Sílvia Lopes


               No dia 15 de maio, recebemos a escritora Sílvia Mota Lopes que nos apresentou o seu livro "É aqui que ela mora".
               Foi uma sessão muito divertida com muita música.

Projeto da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima


No dia 8 de março foi a ultima sessão do projeto “Escutar, Ler… Imaginar e Aprender”, promovido pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.

Foi um projeto muito interessante e muito divertido.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Projeto “Artes e Ofícios: os saberes e as artes tradicionais"

A turma D2 teve, hoje, a última sessão da área projeto “Artes e Ofícios: os saberes e as artes tradicionais: Latoaria luminária”, promovido pelo Arquivo Municipal de Ponte de Lima.
Foi um projeto muito criativo e dinâmico. Os alunos empenharam-se muito e criaram “cabeçudos” bastante originais.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Passatempo Chocolates Avianense Dia da Mãe


  O aluno Rodrigo Salgado, turma D1, da nossa escola, participou no Passatempo Chocolates Avianense Dia da Mãe e foi um dos vencedores. 
Um dos prémios proporcionou, aos alunos do 1.º ciclo, uma visita à fábrica de chocolate Avianense.

         Foi uma visita bem doce…

terça-feira, 2 de maio de 2017

“Sharing is Caring – Penfriends – Finland - Portugal

Os alunos do 3º ano da EB de Vitorino dos Piães participam no projeto “Sharing is Caring – Penfriends – Finland - Portugal.
Eles mantêm correspondência com alunos do 3º ano da escola de OULU, na Finlândia.

É um projeto muito enriquecedor e dinâmico. 

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Passatempo Chocolates Avianense Dia da Mãe


O aluno Rodrigo Salgado, turma D1, da nossa escola, participou no Passatempo 

Chocolates Avianense Dia da Mãe  e foi um dos  vencedores. 

Parabéns aos vencedores, especialmente ao Rodrigo! 


segunda-feira, 27 de março de 2017

Projeto da Biblioteca Municipal

         
          No dia 8 de março foi mais uma sessão do projeto “Escutar, Ler… Imaginar e Aprender”, promovido pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima.
           Foi um projeto muito interessante e muito divertido.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

14 de fevereiro - Dia da amizade

No dia 14 de fevereiro, toda a escola comemorou o Dia de S. Valentim/Dia da Amizade.
As salas do JI confecionaram “coquinhos” que repartiram por todas as salas. Foram distribuídas, aos seus destinatários, as mensagens que estavam na “Caixa da Amizade”, elaborados corações e caixinhas especiais.

Foi um dia muito especial e docinho…

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Receita de Bolachas de Manteiga com Limão


Para quem quiser fica aqui a receita

Receita de Bolachas de Manteiga com Limão
Ingredientes:
•    250g de farinha
•    100g de açúcar
•    2 ovos
•    100g de manteiga
•    raspa de ½ limão
    farinha para a bancada

Preparação:

É muito simples, mas dá algum trabalho.
Bater num recipiente a manteiga amolecida com o açúcar e a raspa do limão.
Quando estiver tudo bem misturado, adicionar os ovos um a um até a mistura ficar quase liquida.
Colocar a farinha de uma só vez, envolver com a colher de pau e transpô-la para a bancada e trabalha-la sempre polvilhando com farinha para não pegar.
Entender a massa com o rolo e deixar 5 mm de espessura.
Depois fazer os moldes que se desejar.
Colocar no tabuleiro com folha vegetal e ir ao forno pré aquecido a 200 ºC talvez só 10 minutos para não queimar.

                     

“Lanche para um dia de Inverno”

Na manhã do dia 6 de fevereiro de 2017, as salas 4 e 5 do Jardim de Infância arregaçaram as mangas e foram pasteleiros por algum tempo. Confecionaram biscoitos de limão, as crianças da sala 5 fizeram biscoitos em forma de círculos e as crianças da sala 4 fizeram em forma de algarismos e letras. Uma estratégia para trabalhar a matemática e a abordagem à escrita.
Foi uma atividade em que todos se divertiram, apesar de algumas mãos terem revelado falta de talento para trabalhar a massa, mas no final apareceram produções que orgulhariam qualquer chefe de pastelaria.
De tarde realizou-se o “chá das três”, no qual se fez a degustação (ou será devoração) dos biscoitos, que receberam "5 estrelas" de todos os que os comeram. O chá de camomila foi também muito apreciado.

E foi assim que uma tarde de inverno fria e chuvosa se transformou em quentinha e saborosa.





“A nuvem e a chuva”

           No dia 24 de janeiro de 2017, as salas 4 e 5 do Jardim de Infância foram ao laboratório para realizar uma nova experiência sobre as nuvens e a chuva.

Primeiro, realizou-se a experiência que formou uma nuvem. Só foi necessário colocar um pouco de álcool dentro da garrafa pet (2l), agitar um pouco a garrafa para o álcool se evaporar. Tapar com uma rolha de cortiça a garrafa e injetar ar para dentro da garrafa, com uma bomba de encher bolas. O que provocou a subida da pressão dentro da garrafa e consequentemente da temperatura. Por fim tira-se a rolha, ou ela salta (assustando alguns participantes) espontaneamente (como sucedeu na nossa experiência) quando o ar condensado atinge o ponto de saturação e solta-se uma nuvem.



Na segunda parte da experiência “fizemos “chuva. Para tal, colocou-se água quente numa taça de plástico, tapamos com uma travessa de inox, que continha vários cubos de gelo. O vapor da água quente em contacto com a base fria da travessa, devido aos cubos de gelo, deu origem a gotas de água (chuva), que foram pingando nalgumas cabeças dos pequenos cientistas, o que provocou alegres gargalhadas.




Posteriormente cada grupo elaborou um registo coletivo da experência.
             

III Workshop Infantil de Ciência

No âmbito da “I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia”, a turma D3 participou no III Workshop Infantil de Ciência, no qual dinamizaram o ateliê com uma representação interativa de dissecação de rãs e apresentaram uma experiência sobre a poluição ambiental, com o objetivo de sensibilizar as pessoas para a preservação do meio ambiente.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia

No dia 3 de fevereiro, as turmas D1 e D2 visitaram a “I Feira da Educação, Ciência e Tecnologia”, promovida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima, na Expolima.

Muito obrigado, foi uma tarde muito educativa!










quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

III Festival Jardim Escolinhas

Maquete do Jardim “Descoberta dos 5 sentidos” realizada pelos alunos da turma D1, 1º ano, com a colaboração dos Assistentes Operacionais e docentes da escola, para participar no III Festival Jardim Escolinhas, promovido pela Câmara Municipal de Ponte de Lima.


sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Janeiras 2017

A partilha e o encontro de gerações, promove o bom desenvolvimento emocional, por isso, mais uma vez, no dia 25 de janeiro, realizou-se o encontro de cantares de janeiras. Os utentes do Centro de Dia e da Creche de Vitorino dos Piães cantaram as janeiras e nós, também tivemos a oportunidade de lhes mostra que queremos manter viva esta tradição.

Foi um momento especial!