Mostrar mensagens com a etiqueta Experiências. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Experiências. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Experiências para os mais pequenos

Hoje, os meninos do jardim de infância fizeram pega monstros no laboratório. A mistura da cola com o borato de sódio forma um polímero de sislicone com propriedades surpreendentes.
A ciência é divertida!








quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ciências e Experiências no jardim de infância

No âmbito do projeto " Ciências e experiências", hoje, os meninos do jardim fizeram uma experiência, onde puderam observar uma simulação da lava a sair do vulcão. Para isso utilizamos o seguinte material: bicarbonato de sódio, vinagre, água, corante alimentar, detergente da loiça.
Estavam muito atentos e participativos. Puderam ainda saborear e cheirar alguns ingredientes utilizados.
Experimentem com cuidado e sempre acompanhado de um adulto.



Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
Another picture collage by Smilebox

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Os pequenos padeiros

Hoje, os meninos do jardim de infância estiveram a confeccionar um pão caseiro. Foi cozido na máquina de fazer pão.
A receita é a seguinte:
360 ml de água
5 colheres de sopa de óleo
4 colheres de chá de açucar
4 colheres de chá de sal
630g de farinha
1 pacote de fermento padeiro
Têm de experimentar porque é delicioso!







segunda-feira, 4 de abril de 2011

Os ovos cabeludos

A Primavera chegou e tudo cresce e se renova!




terça-feira, 1 de março de 2011

Germinação

Vejam como cresceram os feijões, as favas e as ervilhas da turma D do Professor Sérgio.



quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Ciência a Brincar


Esta semana nas nossas actividades no laboratório, as crianças do Jardim de Infância fizeram a experiência do sopro /enchimento de balões.


• Deitaram vinagre para dentro de uma garrafa de gargalo estreito até encher cerca de 1/4.

• Com o funil deitaram no balão 4 colheres de café de bicarbonato de sódio

• Depois enfiaram o balão no gargalo da garrafa

E... com a formação de bolhas (dióxido de carbono) os balões começaram a encher!









terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ciência a Brincar

Os pequenos cientistas do Jardim de Infância, fizeram esta semana a experiência da dissolução:

Colocaram água em 3 copos de plástico iguais;
Colocaram 2 colheres de sobremesa de açúcar no primeiro copo e mexeram bem;
Colocaram 1 colher de sobremesa de sal no segundo copo e mexeram bem;
Por fim, colocaram 2 colheres de sobremesa de arroz no terceiro copo e mexeram bem.

Observaram o que aconteceu e constataram que o açúcar e o sal tinham “desaparecido” na água, o mesmo não acontecendo com o arroz.





quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Germinação

Os feijões da sala do Professor já estão a germinar.
Vejam as fotos!






Experiência na sala de aula

Hoje, os alunos da turma D3 realizaram um experiência na sala de aula: " A Germinação do Feijão". Tendo como objectivo principal verificar que condições são necessárias para que uma planta germine e se desenvolva.
Aqui fica o registo desta experiência.
















Quando tivermos mais desenvolvimentos relativos a esta experiência, iremos colocá-los aqui no blog.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Ciência a Brincar

Aqui temos mais uma experiência feita pelos meninos do jardim de infância: "Ovos de borracha".
Nesta experiência usaram vinagre, coca cola e ovos.



Colocaram um ovo num copo e cobriram-no totalmente com vinagre e colocaram um outro ovo também num copo, mas coberto com coca cola


No dia seguinte foram observar o que aconteceu aos ovos megulhados no vinagre e na coca cola. Verificaram que o ovo que estava coberto pelo vinagre parecia um ovo de borracha, estava mole. O ovo que estava coberto pela coca cola continuava duro.


O ovo que saiu do vinagre acabou por rebentar, a sua "pele" não aguentou.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Germinação


A turma do 1º ano do, Professor Sérgio, e os alunos da Professora Vânia, do 1º ano, estão a estudar as Plantas. Fizeram a germinação de sementes de: feijão, fava e de couve.
A professora Vânia e os seus alunos, nesta experiência, utilizaram: três sementes, de cada; um recipiente de vidro e um pedaço de papel pardo. Iniciaram esta actividade, revestindo o interior do recipiente com o papel pardo, de seguida, colocaram as sementes entre o papel e a parede do recipiente e, por último, verteram um pouco de água no fundo do recipiente, de modo a manter o papel sempre húmido.
A turma do professor Sérgio, depositou um feijão ou uma fava em algodão num pequeno copo de plástico.
Será que estas sementes vão crescer? Vamos dando notícias!



























quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Ciência a Brincar

No jardim de infância, as educadoras procuram despertar e desenvolver o gosto, a curiosidade e o sentido de observação nas suas crianças pela experimentação científica a um nível muito elementar, usando meios o mais simples e acessíveis possíveis.
Esta semana aprenderam a "destruir" esferovite. A acetona dissolveu a esferovite e esta ficou reduzida a uma pasta residual.
Ora vejam as fotos!