Mostrar mensagens com a etiqueta Lagoas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Lagoas. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 9 de março de 2012

Soy ninõ


Lema do Projecto Soy Ninõ

Energia positiva, tudo o que penso faço.
Se tu crês, podes ver.
Este é o lema, o nosso lema.
Tem fé em teus sonhos.
O lema do Soy Ninõ, sou criança.
Sê perseverante, tem fé em teus sonhos.
Nada nem ninguém te poderá parar.







Visita de Estudo à nascente do Rio Lima

Visita de Estudo à nascente do Rio Lima 

Hoje, dia 23 de fevereiro fomos visitar a nascente do Rio Lima, em Espanha, juntamente com os alunos da professora Carla. Chegamos à escola, bem cedo, por volta das 7,30h, já o autocarro da Câmara Municipal lá estava.
 Entramos e acompanharam-nos algumas pessoas das Lagoas de Bertiandos. Quando chegamos à Espanha, a Clara, menina espanhola, leu-nos um texto de boas vindas e deu-nos uma mochila com alguns livros e uma saca de batatas fritas. Logo de seguida, fomos ter ao Museu do Entroido e à Igreja da Matriz, lá um senhor falou-nos numa lenda que se tinha passado junto à igreja.
Depois fomos visitar o Castelo da Pena e também nos contaram uma lenda. No fim de vermos o Castelo da Pena fomos ao nosso destino principal, à nascente do Rio Lima. A nascente fica na aldeia de Couso e  lá as casas são feitas de xisto.
A nascente é bonita, a água é limpa e transparente. Depois de ver a nascente fomos ao autocarro buscar as nossas mochilas para almoçarmos. Comemos num restaurante. Sentamo-nos e saboreamos o nosso delicioso almoço. No fim, viemos para a escola. Foi um dia muito divertido, aprendi muito.
Adorei esta visita.
Juliana Pereira Salgado 
4º Ano Turma D6

quinta-feira, 1 de março de 2012

Floresta para todos


Neste bonito dia, as turmas D3 e D4, saíram para mais uma visita à Quinta de Pentieiros, no âmbito do projeto das Lagoas.
Observaram e identificaram várias espécies de árvores. Comprovaram que a reflorestação da zona que ardeu em 2005 está em desenvolvimento. Já se vê diversas árvores em crescimento. O trabalho é notável!
Durante a visita, constataram que a sementeira realizada em outubro tem carvalhos a germinar, por isso estão satisfeitos e orgulhosos.
No final, o Eng. Paulo ofereceu à escola uma árvore (freixo) e um arbusto (medronheiro) para serem plantados na comemoração do Dia da Árvore.












quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Marcadores para o Pinchas

A sala 3, do jardim de infância, e as turmas D3 e D4, do 1.º ciclo, participaram no concurso "O Amor à Natureza", promovido pelos Serviços da Área Protegida, afim de assinalar o Dia de S. Valentim, com um marcador de livro.






Floresta para todos

Floresta pata Todos
As turmas D3 e D4 realizaram mais uma atividade relacionada com o projeto que estão a desenvolver em parceria com a Reserva Natural das Lagoas e S. Pedro de Bertiandos – Floresta para Todos.
Uma vez que é o Ano Internacional das Energias Sustentáveis para Todos e hoje o Dia Internacional das Zonas Húmidas, estas turmas, visitaram uma exposição relativa aos temas, no Centro de Interpretação Ambiental.
Os alunos participaram com interesse em todos os ateliês.








segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Visita especial

Hoje, tivemos na nossa escola uma visita muito especial.
A Grecia e o Leonardo vieram visitar os alunos da turma da professora Carla e trouxeram algumas novidades.
Ficámos aguardar as novidades!



Soy ninõ

A turma do 4º ano da Professora Rosa, deslocou-se hoje, à Quinta de Pentieiros para desenvolver o Projeto "Soy Ninõ".
Foi uma atividade muito interessante.





quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Projeto da Compostagem





No âmbitodo Projeto da Compostagem, promovido pela Quinta de Penteiros, tivemos a visita da Eng. Irene e da Helena. Foi uma manhã produtiva, onde as crianças puderam adquirir novos conhecimentos sobre a compostagem, de uma forma lúdica.
Ficamos aguardar nova visita!






quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Soy ninõ



Fomos notícia no jornal "Povo do Lima"


sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atividades Rurais

A turma D2 da Professora Marta, deslocou-se à Quinta de Pentieiros, dando início às atividades da área de projeto " Atividades Rurais". Os alunos começaram por dar um passeio a cavalo e de seguida fizeram algumas sementeiras para posteriormente colocarem no canteiro que lhes foi atribuído.
A visita terminou com a observação dos vários canteiros e a Eng. Irene explicou das plantações neles existentes.
Todos os alunos participaram com empenho e interesse.











quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Soy ninõ

No âmbito do Projeto SOY NINÕ, a turma D5 da EB de Vitorino dos Piães, deslocou-se mais uma vez á Quinta de Pentieiros. Esta semana, com  uma visita especial, o Sr. Sá Lima, da rádio Ondas do Lima, que fez uma entrevista aos responasáveis do projeto e alguns alunos em direto para a rádio.




terça-feira, 11 de outubro de 2011

A Floresta e a Árvore


As turmas D3 e D4 realizaram a 1.ª visita à Quinta de Pentieiros, no âmbito da área de projeto “ A Floresta”, orientada pelo Eng. Paulo Pimenta.
Durante a manhã, realizaram o percurso da quinta pedagógica, recolheram sementes da floresta e trabalharam no viveiro (sementeira). Participaram nas atividades com entusiasmo assimilando, assim, conhecimentos essenciais.










segunda-feira, 3 de outubro de 2011

II Abraço ao Rio Lima - Poesia


Ao Rio Lima


Nas Margens do Rio Lima
Eu me sentei,
Adormeci e sonhei.
Sonhei,
Que nele vivia
Uma gotinha
Que me sorria
E dizia:
- Sou água
vivo na Natureza,
fonte de vida,
mas que Beleza.
Sei que sou pequenina
E muito engraçadinha,
Junto com as minhas irmãzinhas
formamos o
RIO LIMA.

O rio Lima vamos proteger
Para a Natureza cuidar
E o Planeta salvar.




Alunos da Turma D5

II Abraço ao Rio Lima

No âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, Internacional do Idoso e da Música a escola de Vitorino de Piães participou na atividade "II Abraço ao Rio Lima" promovida pela Câmara Municipal de Ponte de Lima.
Ganhou o 1.º prémio, a turma D6, e 2.º prémio, a turma D3 juntamente com o jardim de infância, no concurso promovido para o efeito.
Foi um dia muito divertido, estão todos de parabéns!
Os nossos agradecimentos à Associação de Pais pela sua colaboração.
Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
Customize your own scrapbooking design

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto "Soy Ninõ"

Esta semana dividimos a turma em 4 grupos, o Castanheiro, o Sobreiro, a Oliveira e o Pinheiro. Estes grupos vão trabalhar num jornal de boas notícias e em histórias ilustradas.
Para a semana daremos mais notícias sobre o trabalho que estamos a desenvolver.

Grupo: Sobreiro
Grupo: Castanheiro