Mostrar mensagens com a etiqueta Projetos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Projetos. Mostrar todas as mensagens
domingo, 21 de abril de 2013
Horta Bio
As turmas D e D2, ontem, dia 17 de abril, estiveram a tratar do seu canteiro, na horta da nossa escola.
O empenho foi geral, fizeram-se as plantações e rega. Agora, temos que esperar que as plantinhas se adaptem bem ao novo lugar e cresçam viçosas.
Ainda temos muito que trabalhar, para criar uma horta bonita e bem organizada, para podermos ambicionar uma boa participação no concurso das Horta-Bio, onde a nossa escola está inscrita.
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Aqui estamos…com notícias fresquinhas!!!
Hoje a água foi a vedeta principal na nossa comemoração do Dia Nacional da Água. Simultaneamente comemoramos o Dia Mundial da Música, pois música e canções foi o que não faltou! Fomos de encontro aos projetos: Prosep, Eco-Escolas e o projeto da Biblioteca do agrupamento.
Todos os alunos e professores deste centro escolar se juntaram na ludoteca e puderam participar nas seguintes atividades:
- Dialogaram sobre o tema e as respetivas comemorações – enquadramento da atividade.
- Assistiram à apresentação em powerpoint da história da Menina Gotinha de Água, de Papiniano Carlos.
- Analisaram e dialogaram sobre a história.
- A turma D4 apresentou um teatro de fantoches sobre o ciclo da água.
- Atividade de ciência experimental: simulação da formação da chuva através do kit de Ciência Viva do ciclo da água - formação das nuvens através da água em fervura e placa de vidro (efeito de condensação).
- Visualização de um Power point sobre a água.
- Vídeo da turma da Mónica – “Como Economizar a Água”.
- Audição e entoação da música “ Uma Pequena Gota de Água” CD da Leopoldina.
Foi um dia cheio de vivências enriquecedoras!!!
sexta-feira, 23 de março de 2012
Dia da Floresta e da Poesia
As comemorações do dia Mundial da Floresta e da Poesia iniciaram-se no dia 19 de março, com a elaboração de poesias relacionadas com os temas. Estas foram afixadas na nossa árvore da poesia.
Temos na nossa escola grandes poetas.
No dia 21, na nossa escola,os alunos do jardim de infância, do 1º e 2º ano renovaram os canteiros das plantas aromáticas com novas plantas, semearam girassóis e fizeram a limpeza.
Os alunos do 3º e 4º ano, plantaram camélias, um medronheiro, um freixo e uma aleluia.
A nossa escola está cada vez mais bonita.
Foi uma tarde maravilhosa!
![]() |
![]() |
| Free digital greeting made with Smilebox |
terça-feira, 20 de março de 2012
Soy ninõ
Hoje, a turma D6, no âmbito do Projeto Soy Ninõ, efetuaram uma visita às Lagoas de Bertiandos.Depois de uma conversa com a Grecia, o Leonardo, a Eng. Sandra e o Valter, os alunos fizeram o percurso pelas Lagoas.
Observaram a fauna, a flora do parque e depois registaram num guião os seus pensamentos e sentimentos sentidos naquele lugar. Estes registos serão compartilhados no programa de rádio, Rádio Ondas do Lima no dia 3 de Maio à tarde.
Ficam desde já, todos convidados assistir.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Soy ninõ
A turma D6, hoje, participou mais uma vez no projeto Soy ninõ. Apresentaram os seus guiões das histórias e gravaram os diferentes personagens.
Ficamos aguardar mais notícias!
Visita de estudo a margem esquerda do rio Lima
Nós, no dia um de Março, fomos a Ponte de Lima , visitar o Rio Lima. Foi no âmbito do projecto Soy Nino, que a Grécia e o Leonardo nos convidaram a fazer esta visita de estudo.
A Helena e o Valter, também nos acompanharam. Iniciamos a visita, pela Avenida dos Plátanos, na margem esquerda do rio. O Leonardo começou por desenhar na areia, uma bicicleta que representava a relação entre a cidade e o campo.
Fomos dividos por grupos, com seis temas diferentes: sementes, árvores, folhas, cheiros, desenhos naturais e canto das aves. Cada grupo foi: observar, ouvir, cheirar, recolher material e desenhar, para registar no seu guião. Dirigimo-nos depois, aos locais, conforme aquilo que tínhamos de observar, tomamos as nossas notas, fizemos recolhas, desenhamos e preenchemos o nosso guião. Depois apresentamos o nosso trabalho à turma. Quando já estávamos a terminar as apresentações, chegou junto de nós o Senhor Francisco. Ele trazia três lampreias, que tinha pescado no rio Lima. Explicou-nos que as lampreias nascem no mar, algumas nascem no Oceano Atlântico, junto aos Açores, e, é nesta época do ano que elas vêm aos rios, pôr os seus ovos. Disse-nos ainda, que elas sobem o rio Lima e vão até Ponte da Barca. De seguida, explicou como se cozinhavam.
Entretanto o senhor Francisco despediu-se de nós, e o último grupo apresentou o seu trabalho. No fim, demos um abraço coletivo e viemos embora.
Nós adoramos esta visita de estudo porque ficamos a conhecer melhor o rio Lima.
Texto coletivo
Data: 01-03-2012
Turma: D6
segunda-feira, 5 de março de 2012
Projeto da Compostagem
A engenheira Irene deslocou-se, hoje, à nossa escola para dar continuidade ao projeto "Compostagem".
Os alunos envolvidos procederam ao arejamento e verificaram como estava o composto. Recolheram folhas no recreio e restos de cascas na cantina. Estes alunos e professores estão muito empenhados neste projeto. Daqui a quinze dias a Eng. Irene vem-nos visitar e possivelmente vamos retirar composto para os nossos canteiros.
Vamos aguardar!
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
Soy ninõ
Os alunos da turma da professora Rosa, foram à Quinta de Pentieiros participar nas atividades do Soy ninõ.Vejam bem como eles trabalham e como estão atentos!
Subscrever:
Mensagens (Atom)




