terça-feira, 29 de novembro de 2016

Projeto da Biblioteca Municipal

No âmbito do projeto "Escutar, Ler... Imaginar e Aprender” esteve presente, na nossa escola, a animadora Sara, da Biblioteca Municipal, e apresentou a história “Os 3 R’s. Reutilizar, reduzir e reciclar”.

           Os alunos assistiram com entusiasmo e interagiram de forma positiva.









quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Magusto Comunitário - 2016

       
         Este ano o nosso Magusto foi especial! Além das castanhas tivemos insufláveis. 
         Foi divertido!

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Área projeto "Artes e ofícios - os saberes e as artes tradicionais"

A turma D2, hoje, foi à segunda sessão do  projeto "Artes e ofícios". Fizeram os desenhos para os cabeçudos.
Foi bastante produtivo e engraçado!

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Concurso de vassouras - HALLOWEEN

   A professora da área curricular de inglês, do 3º e 4º anos promoveu, no Halloween, um concurso de vassouras. Os alunos participaram com empenho e apareceram vassouras originais.
Os premiados foram:
  • 1º prémio - Miguel – 4ºano
  •   2º prémio – Clara – 4º ano
  • 3º prémio – Daniela – 3º ano e Catarina – 4º ano
Parabéns aos alunos participantes e um bem haja aos vencedores! 

1º prémio

 2º prémio

 3º prémio














“Flutua ou afunda”

No dia 25 de outubro de 2016, as salas 4 e 5 do Jardim de Infância voltaram ao laboratório para realizar uma nova experiência sobre a flutuação ou afundamento, desta vez de três alimentos (pera, maçã e batata).
Primeiro, o grupo formulava a hipótese sobre o que iria suceder: “o alimento vai flutuar” ou “o alimento vai afundar”; depois uma criança de cada vez colocou um alimento inteiro na água e todo o grupo observava o que aconteceu e tentava justificar o sucedido. Quando se colocaram os alimentos inteiros na água observou-se que a batata afundou e a maçã e a pera flutuaram. Porque segundo a opinião das crianças a batata é pesada, a maçã e a pera mais leves.
Num segundo momento cortaram-se (em quartos) e descascaram-se os alimentos. Depois uma criança de cada vez colocou um quarto de cada alimento na água e todo o grupo observava o que aconteceu e tentava justificar o sucedido. Quando se colocaram os alimentos cortados na água observou-se que a batata afundou e a maçã e a pera flutuaram. Porque segundo a opinião das crianças a batata continuava a ser pesada, a maçã e a pera continuavam leves. Por isso sugeriram que se devia cortar em bocadinhos ainda mais pequenos, porque assim todos flutuariam.
Num terceiro e último momento seguindo a sugestão dada pelo grupo cortou-se os alimentos em pedaços mais pequenos que foram colocados na água pelas crianças e observou-se que os pedaços pequeninos da batata afundaram e os pedaços pequenos de maçã e pera flutuaram. A justificação encontrada pelas crianças é que a batata é dura e a pera e a maçã são mais moles (têm maior percentagem de água na sua constituição).
Posteriormente as crianças da sala 5 realizaram um registo coletivo da experiência e as crianças da sala 4 realizaram um registo individual da experiência.