segunda-feira, 12 de março de 2012

Visita de estudo a margem esquerda do rio Lima











 
      
           Nós, no dia um de Março, fomos a Ponte de Lima , visitar o Rio Lima. Foi no âmbito do projecto Soy Nino, que a Grécia e o Leonardo nos convidaram a fazer esta visita de estudo.
A Helena e o Valter, também nos acompanharam. Iniciamos a visita, pela  Avenida dos Plátanos, na margem esquerda do rio. O Leonardo começou por desenhar na areia, uma bicicleta que representava a relação entre a cidade e o campo.

            Fomos dividos por grupos, com  seis temas diferentes: sementes, árvores, folhas, cheiros, desenhos naturais e canto das aves. Cada grupo foi: observar, ouvir, cheirar, recolher material e desenhar, para registar no seu guião. Dirigimo-nos depois, aos locais, conforme aquilo que tínhamos de observar, tomamos as nossas notas, fizemos recolhas, desenhamos e preenchemos o nosso guião. Depois apresentamos o nosso trabalho à turma. Quando já estávamos a terminar as apresentações, chegou junto de nós o Senhor Francisco. Ele trazia três lampreias, que tinha pescado no rio Lima. Explicou-nos que as lampreias nascem no mar, algumas nascem no Oceano Atlântico, junto aos Açores, e, é nesta época do ano que elas vêm aos rios, pôr os seus ovos. Disse-nos ainda, que elas sobem o rio Lima e vão até Ponte da Barca. De seguida, explicou  como se cozinhavam.
            Entretanto o senhor Francisco despediu-se de nós, e o último grupo apresentou o seu trabalho. No fim, demos um abraço coletivo e viemos embora.
            Nós adoramos esta visita de estudo porque ficamos a conhecer melhor o rio Lima.
  
Texto coletivo

Data: 01-03-2012
Turma: D6



Sem comentários:

Enviar um comentário