A nossa escola inscreveu-se no projeto das Hortas Bio, no âmbito das atividades propostas pelo Mega projeto da Eco Escolas. Vamos criar uma horta pedagógica e concorrer.
A nossa escola já há alguns anos para cá que vai tendo uns canteiros de produtos hortícolas, plantas aromáticas e flores, embora de pequena dimensão.
No princípio do ano, foi lançada a ideia de fazermos uma horta maior, com mais extensão de terreno, mais variedade e mais bonita, já que os nossos alunos estavam habituados a ter o seu canteiro e dois compostores cá na escola (fruto dos projetos com a quinta de Pentieiros “ Área protegida das Lagoas de Bertiandos”). Falamos com a Associação de Pais que se mostraram bastante recetivos à ideia. Pelo que, aqui estamos com as primeiras fotos. Neste primeiro passo, retiramos o composto de um dos compostores para podermos iniciar nova compostagem. Iniciamos a nova compostagem, com folhas secas e verdes. Cavamos a terra à volta das pequenas plantas que nasceram das sementes caídas, para depois serem replantadas. Vamos a seguir preparar o terreno para a nova horta com terra nova, nova organização espacial do terreno e nova vedação com a ajuda da associação de pais. Já pedimos novos caixotes para fazer algumas sementeiras. Vamos fazer um pedido de plantas aromáticas e outras culturas diferentes como alcachofras e beterrabas à Quinta Pedagógica de Pentieiros (Área protegida das Lagoas de Bertiandos)
Depois enviaremos o desenho da planta da nossa horta.
É um projeto em que todos estaremos envolvidos: professores, alunos, pais e assistentes operacionais, e outras entidades que ao longo do projeto possamos fazer parceria.
Sem comentários:
Enviar um comentário