quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Biblioteca Escolar

Em Articulação com todas as salas e escolas do JI / 1º Ciclo do nosso Agrupamento, a nossa BE tem vindo a desenvolver várias actividades de animação à leitura. Este mês estamos a trabalhar a obra: "As Fadas" de Antero de Quental. Esta obra está ligada ao Projecto que tem como tema Macro: Ano Europeu da Criatividade e da Inovação/Centenário da República e como um dos subtemas: “Heróis com História (s)” . Desde o início do ano lectivo tem se verificado grande envolvimento por parte de todos os docentes envolvidos.

As fadas de Antero de Quental
As fadas de Antero de Quental. Reedição de um texto clássico de Antero de Quental, elaborado para ser incluído na sua obra Tesouro Poético da Infância, composta por 68 poemas reunidos pelo poeta em 1883, este poema é um dos muitos exemplos que comprovam a atenção que o grande poeta português consignou ao público infantil. O poema, construído em sextilhas de rima e métricas regulares, é devedor da influência do ciclo arturiano, mas também não estão ausentes outras alusões de cariz literário. Caracteriza-se pela forma ambivalente como recria as fadas, seres fantásticos detentores de larga tradição popular e literária, ora apolíneas, conotadas com a beleza e a visão eufórica, ora dionisíacas, maléficas e disfóricas, criadores do mal.Com ilustrações de Raquel Pinheiro, muito desiguais em termos de qualidade e do imaginário que seleccionam e recortam, o livro vale, sobretudo, pelo facto de trazer ao conhecimento do pequeno leitor contemporâneo, uma figura e uma obra que marcaram, de forma indelével, a literatura e a cultura portuguesa da segunda metade do século XIX.
Aqui ficam alguns exemplos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no âmbito desta obra encantadora, na nossa escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário