sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cinema Francês

                           Festa do Cinema Francês - Guimarães

No dia 31 de outubro, os alunos do 3º e 4º ano foram a Guimarães, ver o filme francês “Le Jour de Corneilles”, atividade integrada na “XV FESTA DO CINEMA FRANCÊS”.
Posteriormente, nas salas de aula, os alunos recontaram a história e ilustraram.

                
 
                                  Resumo do filme: “Le Jour des Corneilles”
 
       Chovia torrencialmente, na floresta e um homem com espeto selvagem, abandona um bebé. O bebé caiu dentro de um buraco e foi ter a uma família de toupeiras. A mãe toupeira alimentou e aqueceu o bebé.    Passando algum tempo, o homem que o abandonou foi buscá-lo. Esse homem era o pai do bebé.
       A criança cresceu na floresta, com o pai, de uma forma selvagem. Caçavam animais: javalis, pássaros, peixes e até insetos, para comer. O pai tratava o filho com bastante reduza, para ele se fortalecer e defender. O menino nem tinha nome. O pai proibia o menino de sair da floresta. Ele nem sabia que havia mais seres humanos!
       O menino, de vez em quando, via e falava com pessoas estranhas porque tinham cabeças de animais. Ele chamava mãe a um desses seres, que tinham cabeça de veado fêmea e estava vestida como uma mulher.
       Certo dia, de muita tempestade, o pai teve um acidente, ficou ferido sem sentidos. O menino levou-o num carinho em improvisando, feito com paus para a aldeia mais próxima. Lá, conseguiu por o pai no hospital. O médico cuidou do pai e lavou o menino para a sua casa, onde vivia a sua filha Manon. A Manon e o menino tornaram-se grandes amigos. O médico e a filha ensinaram boas maneiras, conhecimentos e transmitiram afecto ao menino.    
        Quando o pai do menino ficou bom, voltaram para a floresta. Um dia, o menino descobriu o túmulo da mãe e o espírito da mãe, que era a senhora com a cabeça de veado, contou-lhe a sua história. O menino, depois de ouvir o aconteceu no passado, passou a entender a atitude do pai.
        Um dia, o pai do menino ficou muito doente e o menino mandou o seu amigo corvo chamar a Manon para o ajudar.    
        A Manon chegou e tentou curar o pai. Quando ele acordou ficou furioso, porque pensava que a menina ia levar o filho para a aldeia. Enfurecido, destrui a casa e provocou um incêndio. O pai salvou os dois meninos sacrificando a sua vida e transformou-se num espírito, como a sua mulher. Assim encontrou a paz e o amor de novo! O menino e a Manon voltaram à aldeia, ficaram juntos e felizes para sempre!

                                                                                               Turma D3 – 4º ano





Sem comentários:

Enviar um comentário