terça-feira, 8 de novembro de 2016

“Flutua ou afunda”

No dia 25 de outubro de 2016, as salas 4 e 5 do Jardim de Infância voltaram ao laboratório para realizar uma nova experiência sobre a flutuação ou afundamento, desta vez de três alimentos (pera, maçã e batata).
Primeiro, o grupo formulava a hipótese sobre o que iria suceder: “o alimento vai flutuar” ou “o alimento vai afundar”; depois uma criança de cada vez colocou um alimento inteiro na água e todo o grupo observava o que aconteceu e tentava justificar o sucedido. Quando se colocaram os alimentos inteiros na água observou-se que a batata afundou e a maçã e a pera flutuaram. Porque segundo a opinião das crianças a batata é pesada, a maçã e a pera mais leves.
Num segundo momento cortaram-se (em quartos) e descascaram-se os alimentos. Depois uma criança de cada vez colocou um quarto de cada alimento na água e todo o grupo observava o que aconteceu e tentava justificar o sucedido. Quando se colocaram os alimentos cortados na água observou-se que a batata afundou e a maçã e a pera flutuaram. Porque segundo a opinião das crianças a batata continuava a ser pesada, a maçã e a pera continuavam leves. Por isso sugeriram que se devia cortar em bocadinhos ainda mais pequenos, porque assim todos flutuariam.
Num terceiro e último momento seguindo a sugestão dada pelo grupo cortou-se os alimentos em pedaços mais pequenos que foram colocados na água pelas crianças e observou-se que os pedaços pequeninos da batata afundaram e os pedaços pequenos de maçã e pera flutuaram. A justificação encontrada pelas crianças é que a batata é dura e a pera e a maçã são mais moles (têm maior percentagem de água na sua constituição).
Posteriormente as crianças da sala 5 realizaram um registo coletivo da experiência e as crianças da sala 4 realizaram um registo individual da experiência.







Sem comentários:

Enviar um comentário