terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

“A nuvem e a chuva”

           No dia 24 de janeiro de 2017, as salas 4 e 5 do Jardim de Infância foram ao laboratório para realizar uma nova experiência sobre as nuvens e a chuva.

Primeiro, realizou-se a experiência que formou uma nuvem. Só foi necessário colocar um pouco de álcool dentro da garrafa pet (2l), agitar um pouco a garrafa para o álcool se evaporar. Tapar com uma rolha de cortiça a garrafa e injetar ar para dentro da garrafa, com uma bomba de encher bolas. O que provocou a subida da pressão dentro da garrafa e consequentemente da temperatura. Por fim tira-se a rolha, ou ela salta (assustando alguns participantes) espontaneamente (como sucedeu na nossa experiência) quando o ar condensado atinge o ponto de saturação e solta-se uma nuvem.



Na segunda parte da experiência “fizemos “chuva. Para tal, colocou-se água quente numa taça de plástico, tapamos com uma travessa de inox, que continha vários cubos de gelo. O vapor da água quente em contacto com a base fria da travessa, devido aos cubos de gelo, deu origem a gotas de água (chuva), que foram pingando nalgumas cabeças dos pequenos cientistas, o que provocou alegres gargalhadas.




Posteriormente cada grupo elaborou um registo coletivo da experência.
             

Sem comentários:

Enviar um comentário